Belarus

Bielorrússia

Bielorrússia é um país sem saída para o mar localizado na Europa do Leste que faz fronteira com a Rússia ao norte e ao leste, com a Ucrânia ao sul, com a Polónia, a oeste, e a Lituânia e a Letónia ao norte. A sua capital é Minsk, as outras cidades grandes são Brest, Grodno, Gomel, Mogilev e Vitebsk. Um terço do país é coberto por florestas, e os seus sectores económicos mais fortes são a agricultura e a indústria manufatureira.

Até o século 20, os bielorrussos não tiveram a oportunidade de criar uma identidade nacional, uma vez que as terras, que formam a actual Bielorrússia, pertenceram a vários países, incluindo o Ducado de Polotsk, o Grão-Ducado da Lituânia, a Comunidade Polaca-Lituana e o Império Russo. Depois de ser a República Popular da Bielorrússia durante o período curto de dois anos (1918–1919), Bielorrússia tornou-se uma república constituinte da União Soviética e passou a chamar-se República Socialista Soviética Bielorrussa. (RSSB)

 A unificação final das terras bielorrussas dentro de suas fronteiras modernas ocorreu em 1939, quando as terras etnicamente bielorrussas que faziam parte da Polónia foram anexadas à URSS e à Bielorrússia Soviética. O território do país e a sua nação foram devastados na Segunda Guerra Mundial, durante a qual a Bielorrússia perdeu cerca de um terço da sua população e mais da metade dos seus recursos económicos. A república foi recuperada nos anos de pós-guerra e tornou-se um dos membros fundadores das Nações Unidas.

O parlamento da república declarou a soberania da Bielorrússia em 27 de julho de 1990, e após o colapso da União Soviética, Belarus declarou a sua independência em 25 de agosto de 1991.

 A maioria da população da Bielorrússia de 9,85 milhões reside nas áreas urbanas em torno de Minsk e das outras capitais de divisões regionais. Mais de 80% da população são bielorrussos nativos, com minorias consideráveis ​​de russos, ucranianos e poloneses. Desde um referendo em 1995, o país teve duas línguas oficiais: bielorrusso e russo. A Constituição da Bielorrússia não declara uma religião oficial, embora a religião principal do país seja o cristianismo ortodoxo russo.